Regras para o Check-in Inteligente.
O check-in inteligente está disponível para todos os voos regulares operados pela GOL
exceto para voos com destino aos Estados Unidos (MIA e MCO), Barbados (BGI), Paramaribo
(PBM), Punta Cana (PUJ) e Tobago (TAB) e poderá ser realizado entre 2 dias
(exceto Totem 24hs) para:
Voos domésticos:
Encerramento de Check-in no Totem: 30 minutos de antecedência do voo.
Encerramento de Check-in na Web/Mobile: 45 minutos de antecedência do voo.
Voos Internacionais:
Encerramento no Totem: 1h10 minutos de antecedência do voo.
Encerramento na Web/Mobile: 1h15 minutos de antecedência do voo.
Documentação
No momento do check-in inteligente você deverá informar seu documento e alguns dados como,
por exemplo, um contato para casos de emergência. O documento informado deverá ser válido
e estar em boas condições, para que a identificação por parte da GOL e das autoridades de
fiscalização seja possível.
Conforme a resolução 130 da ANAC, o documento informado deverá ser apresentado nos balcões
de entrega de bagagem ou atendimento no aeroporto (caso haja bagagem para despachar) e no
momento do embarque.
As informações de documentação deverão ser verídicas e são de responsabilidade do cliente,
assim como a verificação de exigências do destino como vacinas e vistos. Caso o cliente
se apresente sem documentação válida, seu atendimento será recusado devendo o mesmo providenciar
documentação válida para realizar seu novo atendimento. Caso isso acarrete perda do(s) voo(s),
os custos com alteração são de responsabilidade do cliente.
Tem dúvidas sobre documentação? Clique aqui e confira as informações sobre documentação.
Procedimentos para Despacho de bagagem, Bagagem de mão e Embarque.
Despacho de Bagagem:
Caso tenha bagagem para despachar, procure chegar ao aeroporto com documentação válida e
antecedência mínima de 1 hora de para voos domésticos ou 2 horas para voos internacionais
(exceto voos partindo da Bolívia que requerem 3 horas de antecedência).
Bagagem de Mão:
Se você tem apenas bagagem de mão poderá seguir diretamente ao portão de embarque, desde
que respeite a legislação vigente (Portaria 676 da ANAC):
- A bagagem de mão deve pesar até 5Kg;
- A soma das dimensões (comprimento, largura e altura) não deve ultrapassar o total de 115 centímetros.
É proibido:
- Transportar itens não permitidos como objetos cortantes, pontiagudos, inflamáveis ou explosivos,
além de líquidos para voos internacionais como creme ou gel fora de embalagem plástica vedada,
transparente e se tiverem mais 100ml.
- A administração aeroportuária pode impedir o embarque do passageiro caso sua bagagem contenha
itens proibidos e/ou classificados como Artigos Perigosos. Isso pode acarretar a perda do(s)
voo(s) pelo cliente, sendo de sua responsabilidade os custos com alterações.
Tem dúvidas ou viaja com itens especiais como materiais esportivos? Clique aqui e confira as informações
para preparar as malas sem problemas.
Embarque:
Após realizar o despacho de bagagem (caso ocorra), o cliente deve se apresentar no portão de embarque
com documentação válida e antecedência de 40 minutos antes da partida para voos domésticos e 1 hora
para voos internacionais. O embarque é encerrado 15 minutos antes do horário de decolagem do voo.
Clique aqui e confira os procedimentos.
Gestantes:
O check-in inteligente pode ser realizado por gestantes desde que sejam respeitados alguns procedimentos. Clique aqui e confira:
Caso seja necessário o preenchimento da declaração de responsabilidade, acesse o link acima e adiante o
seu procedimento de embarque.
Não é recomendável
- Viajar 7 dias antes ou depois do parto.
- O atestado da gestante deve ser emitido até uma semana antes do embarque, com validade de 30 dias,
desde que não haja mudança do período gestacional na data do retorno.
Cancelamento de check-in e não comparecimento para embarque:
Se os planos mudaram você pode realizar o cancelamento do check-in inteligente com antecedência de até 40
minutos para voos domésticos e 1h10 para voos internacionais.
Caso o cliente não compareça para o embarque, tendo ou não feito o check-in, será devido o pagamento de
taxas e diferenças tarifárias.
Tem dúvidas sobre o não comparecimento? Clique aqui e confira os procedimentos
Animais de estimação na cabine de passageiros:
Se for viajar com seu bichinho de estimação é necessário cumprir alguns procedimentos específicos.
Clique aqui e confira os procedimentos e regras para embarque.
Caso eles não sejam cumpridos, o atendimento será recusado pelo colaborador GOL devendo o cliente se adequar
aos procedimentos para realizar seu novo atendimento. Caso isso acarrete a perda do(s) voo(s), os custos com
alteração são de responsabilidade do cliente.
Exceções ao check-in inteligente:
Esta facilidade não está disponível para:
- Crianças desacompanhadas de um adulto;
- Crianças em voos internacionais;
- Animais de estimação no compartimento de carga;
- Voos de fretamento;
- Voos operados por companhias parceiras.
Passageiros que se enquadram nos casos de assistência especial, abaixo:
- Reservas com criança de colo;
- Clientes que solicitaram aprovação do departamento médico da GOL por meio de MEDIF;
- Clientes com FREMEC.